Esporte e Juventude
Segunda-feira - 03/07/2023

Atletas e ex-atletas são convocados para ação contra hepatites virais e AIDS no Ginásio Pedro Ciarlini

Por: Fábio Oliveira
Foto: Wilson Moreno

A campanha “Julho Amarelo” visa reforçar ações de prevenção e controle contra as hepatites virais, ISTs e AIDS e é realizada anualmente pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a perspectiva de ampliar as ações e o alcance ao público do cenário esportivo, será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ) uma manhã de aconselhamento, vacinação e testagem no Ginásio Pedro Ciarlini, na próxima sexta-feira (7), das 8h às 11h. As orientações serão realizadas pelo Dr. Antonio Araújo (infectologista), de Natal.

“Nesse “Julho Amarelo” vamos trabalhar, intensificar e ampliar as ações voltadas para as hepatites virais. E na ação desta sexta-feira, no Ginásio Pedro Ciarlni, ofereceremos aos atletas, ex-atletas e à população em geral, testagem rápida, verificação de pressão, vacinação contra hepatite B, vacinação contra Covid-19, Influenza e distribuição de preservativos masculino e feminino”, informou Érica Cibele Cunha, diretora da Vigilância à Saúde, órgão pertencente à Secretaria Municipal de Saúde.

A profissional pontuou ainda que a conscientização também é uma das armas em favor da população no tratamento e prevenção contra as hepatites virais.

“Passaremos informações sobre a temática para a população, pois sabemos que as hepatites virais são doenças graves que atacam o fígado e, geralmente, são silenciosas. Por isso é importante, quanto antes, diagnosticar as hepatites virais, tanto por exames laboratoriais quanto através dos testes rápidos de hepatite B e C”, concluiu Érica.

A proposta da ação em parceria com a SEMEJ é de mapear e realizar uma busca ativa no público em geral, especialmente em atletas e ex-atletas, para diagnosticar precocemente as hepatites virais.

“É uma ação de suma importância da Secretaria Municipal de Saúde que nós temos o prazer de somar convidando os atletas e ex-atletas de nosso município, assim como o público em geral, para cuidar da saúde, uma vez que o elo esporte e saúde é fundamental não apenas durante a prática das modalidades, mas antes e depois”, comenta a secretária Larissa Maciel.