Sexta-feira - 08/03/2024

Mossoró ofertará vacinação contra a dengue e a Influenza neste sábado

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró dará início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza neste sábado (9) com ponto de imunização no Partage Shopping, das 10h às 18h. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também disponibilizará a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

A vacinação contra a Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo da campanha. Neste primeiro momento, a vacina é direcionada a grupos prioritários, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2024 a serem vacinados são:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

• Trabalhador da Saúde;

• Gestantes;

• Puérperas;

• Professores do ensino básico e superior;

• Povos indígenas;

• Idosos com 60 anos ou mais de idade;

• Pessoas em Situação de Rua;

• Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

• Profissionais das Forças Armadas;

• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

• Pessoas com deficiência permanente;

• Caminhoneiros;

• Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

• Trabalhadores Portuários;

• População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A vacina da Influenza ofertada é a trivalente, capaz de proteger contra os principais tipos de vírus da gripe em circulação no país.

É importante que as pessoas integrantes dos grupos prioritários das campanhas de vacinação apresentem documentos comprobatórios para garantir a proteção.

Durante a semana, a vacinação continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.