Domingo - 13/11/2022

Ações do Dia Mundial da Gentileza contemplam unidades de saúde do município

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Neste domingo, 13 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Gentileza. Para comemorar a data, a Prefeitura de Mossoró está promovendo uma série de ações ao longo do dia. A programação foi iniciada com visita da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Os servidores dos equipamentos, pacientes e acompanhantes foram acolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde com abraços, sorrisos, distribuição de mensagens e chocolates e palavras de afeto e carinho.

“No Dia Mundial da Gentileza, a gestão municipal está visitando os equipamentos que funcionam 24 horas. Todos os pacientes, todos os servidores que estão aqui hoje trabalhando, perceberão esse momento, nas canções, nos gestos, no cuidado que a gestão tem como todos esses profissionais e com nossa população”, pontuou a secretária de Saúde, Morgana Dantas.

A primeira unidade visitada na manhã deste domingo (13) foi a UPA do bairro Santo Antônio. “Nós temos o papel fundamental de trabalhar por amor, distribuir gentileza, até porque gentileza gera gentileza. Às vezes, nossos pacientes não estão doentes fisicamente, mas emocionalmente, então é importantíssima essa ação que a Secretaria de Saúde está fazendo, tanto para nós, funcionários, quanto para os nossos pacientes. A gente agradece”, destacou a enfermeira Francineide Gomes.

“Essas ações sempre são importantes. Isso significa dizer que a Secretaria está presente nas nossas unidades, prestigiando o nosso serviço, com atenção para os pacientes que estão internados. Isso deve acontecer sempre. Eu só tenho a agradecer. Todo mundo está feliz com essa presença. Muito obrigada”, acrescentou a assistente social Liduína Rebouças.

O contador Évano Fernandes, que estava acompanhando uma paciente da Unidade de Pronto Atendimento do Santo Antônio, aprovou a iniciativa da gestão municipal. “É uma ação muito boa, porque estamos em uma situação que a gente precisa muito dessa troca de gentileza. O mundo hoje está necessitado dessa troca de gentileza, é algo que faz a diferença. Você percebe o quanto o pessoal ficou feliz com esse momento”, frisou.

As ações do Dia Mundial da Gentileza seguem durante todo o dia, com atividades sendo realizadas também nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), na Praça Cícero Dias, culminando com o show do cantor Toquinho, no Teatro Dix-huit Rosado. A programação faz parte do movimento “Ser gentil”.