Sábado - 05/08/2023

Mossoró realiza "Dia D de Vacinação"

Por: Italo Bruno
Foto: Allan Phablo (SECOM/PMM)

A Prefeitura de Mossoró está promovendo neste sábado, 5, o “Dia D de Vacinação”. O intuito é ampliar o alcance da imunização contra a gripe Influenza, Covid-19 e febre amarela, assim como aumentar os índices de cobertura vacinal no município. Ao todo, são 12 pontos de vacinação.

Secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas destacou a ação e reforçou os pontos de aplicação. “Olha, Mossoró vacina mais uma vez, né? Mais um ‘Dia D de Vacinação” no nosso município, vacinando contra a Influenza, febre amarela e Covid -19. Quem ainda não está com sua vacina em dia, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). São 10 unidades básicas disponíveis, funcionando até o meio-dia, e ainda o Partage Shopping, das 10h às 18h. Além disso, temos o Mosteiro de Santa Clara, que além da vacinação também está com outras ações sociais. Portanto, somos todos com um só objetivo: deixar o nosso povo ainda mais protegido”, enfatizou.

Contra a Influenza, a vacinação está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

A vacina contra a Covid-19 segue aberta para o público a partir dos 6 meses. Podendo se imunizar com a dose bivalente a população acima dos 18 anos que tomou pelo menos duas doses das vacinas monovalentes há pelo menos 4 meses.

Já a imunização contra a febre amarela é voltada à população de 9 meses a 59 anos. Os menores de cinco anos devem receber uma dose de reforço, já a população de 5 a 59 anos receberá também uma dose da vacina.

“O nosso intuito é que a população busque os serviços desse ‘Dia D’ para que a gente possa melhorar as coberturas vacinais com relação à Influenza. Uma campanha que começou em abril, e nós temos que vacinar 90% do grupo prioritário, além de também resolver a situação da febre amarela. Para que o município consiga atingir suas coberturas vacinais, a gente precisa do apoio da população. Além dessas duas anteriormente citadas, nós temos também a vacina contra a Covid -19. Então, é convocar o grupo prioritário a se fazer presente e buscar sua proteção contra esses agravos, reforçando que a vacina é segura, eficaz e eficiente, além de ser a melhor forma de combater essas doenças”, frisou o coordenador de Imunizações, Etevaldo Lima.

A ação mostra também o comprometimento da Prefeitura de Mossoró com a saúde pública da população, além de sempre realizar atividades constantes de conscientização. O “Dia D de Vacinação” não é apenas uma data no calendário, mas simboliza o poder transformador da união e da ciência. No final, quem sai ganhando é o mossoroense.

O motorista Everton Lima destacou a importância do “Dia D de Vacinação” para a população.

“Vacinada, a população pode transitar por aí, principalmente as pessoas mais idosas, que a gente sabe que são mais frágeis e precisam ter mais cuidado. Por isso, a gente tem que incentivar essa vacinação, porque é só com a vacinação que a gente consegue estar seguro”, disse.

Pontos de vacinação:

UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel