Agricultura
Quarta-feira - 21/02/2024

Agricultores mossoroenses destacam importância do Programa Semear

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

O lançamento da edição 2024 do Programa Semear, na manhã desta quarta-feira (21), no Parque de Exposições Armando Buá, teve boa participação de agricultores e agricultoras beneficiados com o programa corte de terra no município. O programa é realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru).

A ordem de distribuição do óleo diesel iniciou justamente no lançamento do programa. Cada agricultor recebe uma quantidade de óleo diesel definida pela Seadru. O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

Agricultora do Sítio Hipólito, Risolene Vitorino disse que os agricultores da comunidade ficam na expectativa quando chega nesta época do ano (período chuvoso) para terem direito ao benefício instituído pela Município.

“É um programa que vem auxiliar o pequeno agricultor. Quando chega dezembro, os agricultores já começam a perguntar do programa de corte de terra. E quando o óleo é liberado é uma festa para todos. Cada ano está aumentando a quantidade de pessoas na localidade beneficiada. Neste ano estamos ultrapassando 140 agricultores que dependem desse subsídio, importante para o pequeno agricultor”.

Quem também participou do momento no Parque Armando Buá foi a agricultora Maria Cristina. Ela reside no Sítio Santa Fé. Cristina revela a importância do programa para o agricultor mossoroense contemplado com o corte de terra através do Programa Semear.

“É muito importante, pois nem todos os agricultores têm condições de pagar a hora do corte de terra. O programa ajuda muito a todos nós. Ele é muito importante”, declarou.

Francisca Zildene é agricultora e mora no Assentamento Vingt Rosado. O benefício ao agricultor, através do Programa Semear, é comemorado pela agricultora.

“A importância do programa é muito grande para o agricultor. A gente agradece à Prefeitura de Mossoró, que há mais de 20 anos tem esse programa. Ele é de muita valia, porque muitos agricultores não têm condições de arcar com os custos e essa distribuição do óleo diesel através do programa beneficia muitos agricultores”.

“O pequeno agricultor não tem recursos de imediato para pagar o corte de terra. E esse subsídio da Prefeitura de Mossoró é muito importante”, agradeceu Nira Lopes, agricultora da comunidade Alagoinha.