Quarta-feira - 21/02/2024

Prefeitura de Mossoró dá sequência à capacitação de estagiários das escolas e UEIs

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

A Prefeitura de Mossoró dá sequência ao Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a realização de curso voltado para estagiários da Rede Municipal de Ensino, abordando a temática: “A colaboração do estagiário na escola inclusiva”. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

“O objetivo desse encontro é dar continuidade a um processo formativo que a Secretaria já vem realizando, compartilhando com os estagiários conhecimento e orientações para que eles estejam ainda mais aptos a desenvolver as suas atividades nas salas de aula, em uma ação inclusiva e integrada”, declarou a diretora de Planejamento e Gestão Educacional da SME, Gilneide Lobo.

O curso terá sequência nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), na Escola Municipal Raimundo Fernandes. “Os estagiários estão na escola colaborando para o processo de inclusão das crianças com deficiência e de todas as demais crianças, por a isso importância dessas formações contínuas. O curso terá duração de três dias. A partir desta quinta, serão sete turmas pela manhã e sete turmas à tarde”, pontuou a coordenadora de Educação Especial da SME, Leilimar Bezerra.

Ana Kalvia é estagiária na Unidade de Educação Infantil (UEI) Izabel Macedo há quase dois anos. Ela declara que tem aprendido muito com a experiência e enfatiza a importância da formação que tem recebido. “Para mim tem sido uma experiência maravilhosa, porque além de poder estar acompanhando essas crianças, a gente tem crescido com elas, tem aprendido muito. Essa formação é muito importante, porque vemos que realmente a Prefeitura tem se preocupado em fazer um bom trabalho com os alunos da Rede Municipal”, disse.

O estagiário José Carlos Jaerton tem colaborado na Escola Municipal Heloísa Leão também há quase dois anos. Ele pontua que tem sido uma experiência gratificante. “Foi a minha primeira experiência conhecendo o público.  Eu falo muito para o aluno que acompanho que aprendo muito com ele. Esse tipo de formação faz toda diferença para desempenharmos melhor a nossa atividade”, frisou.

O curso iniciado nesta quarta-feira marca a primeira atividade formativa do ano voltada para os estagiários, como destaca o gerente Pedagógico da SME, Hélio Oliveira. “Estamos começando com essa atividade de formação, muito significativa para a Rede Municipal de Ensino, que já inicia o ano letivo reforçando o processo formativo dos estagiários que estarão já no primeiro dia de aula nas nossas escolas com os alunos”, disse, acrescentando que o Programa de Formação contempla também os profissionais que atuam nas escolas e UEIs, como professores, supervisores e diretores.