Agricultura
Sexta-feira - 23/02/2024

Serviço de Inspeção Municipal recebe visita de comitiva do Ceará

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), está recebendo nesta semana uma comitiva do estado do Ceará (CE) para conhecer o trabalho dos técnicos locais na inspeção de produtos de origem animal e vegetal. O SIM de Mossoró é referência em todo o país, sendo o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal e o primeiro a receber o selo para produtos de origem vegetal.

O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.

“Desde ontem (quinta-feira), o Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró está recebendo a comitiva do Estado do Ceará (CE) para uma troca de experiências. Reunimo-nos com o grupo e eles observaram todo o nosso processo de funcionamento, desde a legislação, empresas com registro conosco. Eles estão tirando dúvidas com a nossa equipe e estamos mostrando à comitiva como é que funciona o nosso SIM”, explicou Edimar Teixeira, engenheiro agrônomo e integrante do Serviço de Inspeção Municipal.

Allany Medeiros, médica veterinária do órgão municipal, destaca este intercâmbio realizado com outras equipes do país. Ela destaca que no início do processo de instalação do SIM no município não teve essa oportunidade de troca de experiência com outros órgãos.

“A disponibilidade do Serviço de Inspeção Municipal em receber técnicos de outros municípios mostra que a gente tem interesse de auxiliar os colegas e os municípios a implantarem os seus serviços de inspeção, que é uma necessidade urgente de todos os estados e de todos os municípios que tenham a inspeção para garantir a segurança dos alimentos que são comercializados no país. Não tivemos essa oportunidade quando, em 2015, nós fomos instituir efetivamente o Serviço de Inspeção Municipal e sentimos falta de ter algum município que nos orientasse”.

VISITA

Integrantes do Serviço de Inspeção Municipal e a comitiva do Ceará estiveram numa empresa que obtém o selo para a comercialização de seus produtos. Fausto Moreno, secretário de Agricultura de Quixadá (CE) e presidente do Sindicato Rural do município, falou da importância do desempenho do SIM de Mossoró junto às empresas.

“Estamos implantando também esse serviço de inspeção no nosso município que se assemelha ao que é realizado em Mossoró. Quero parabenizar o compromisso da Secretaria de Agricultura de Mossoró pelo trabalho que é desenvolvido. A notícia que tínhamos estamos comprovando aqui que o SIM de Mossoró é um dos melhores do Brasil e estamos constatando in loco essa referência que é o Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró”.

Assistente Técnica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (DAS/CE), a médica veterinária Adriane Paixão destacou o empenho e competência dos integrantes do Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró.

“O que a gente sente da equipe do Serviço de Inspeção de Mossoró é a coesão. É um trabalho muito unificado e padronizado. O corpo técnico é muito bom. Vemos que é uma equipe bem preparada. Acho que é o primeiro município que eu venho que só na Secretaria de Agricultura a gente tem quatro médicos veterinários, no caso de Mossoró, são quatro médicas veterinárias”, falou a integrante da comitiva cearense.

As empresas com registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal têm vantagens em relação à concorrência com a produção legalizada de seus produtos no mercado consumidor. Além da garantia de qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais oficiais de compra direta. O SIM conta 26 empresas registradas, sendo 16 delas de origem vegetal e 10 de origem animal. Outras empresas estão em fase final de registro.