Sexta-feira - 23/02/2024

Prefeitura de Mossoró abre Jornada Pedagógica 2024 nesta segunda-feira

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

Será aberta nesta segunda-feira (26), às 18h30, a Jornada Pedagógica 2024 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, com o tema “Os indicadores de qualidade do novo Fundeb e a práxis educativa na escola”. O evento, que marca a abertura do ano letivo, reunirá professores, gestores e supervisores no Teatro Dix-huit Rosado. Os conferencistas da noite serão a Profª. Esp. Kátia Aquino e o Prof. Me. Domingos Sávio.

A Jornada Pedagógica tem sequência na terça-feira (27) e quarta-feira (28), com minicursos promovidos por etapas de ensino. Para os professores da Educação Infantil, o tema norteador do minicurso que será ofertado no dia 27 será “Práticas pedagógicas na Educação Infantil: diálogos necessários”. A atividade acontecerá de forma presencial no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), pela manhã e à tarde.

Na quarta-feira (28), será promovido o minicurso “Professores conectados: conversando sobre acolhimento na Educação Infantil”, em sala virtual cujo link será disponibilizado a partir das 9h. Tanto a atividade presencial quanto a virtual terá como ministrante a Profª. Drª. Giovana Carla, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Para os professores que atuam nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, serão ofertados, respectivamente, os minicursos “Os multiletramentos e as práticas docentes na contemporaneidade” e “O uso das metodologias ativas para o êxito na aprendizagem escolar”.  O primeiro acontecerá no Teatro Dix-huit Rosado, pela manhã e à tarde, tendo como ministrante Profª. Drª. Glícia Azevedo, da Universidade Federal do RN (UFRN).

O segundo terá suas atividades desenvolvidas no auditório da Universidade Potiguar (UnP), também pela manhã e à tarde. A responsável por ministrar o minicurso será a Profª. Ma. Débora Praxedes, da Secretaria Municipal de Educação (SME). A programação para os professores do Ensino Fundamental será realizada na terça-feira (27).

Encerrando a Jornada Pedagógica deste ano, de 29 de fevereiro a 2 de março, as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) desenvolvem os seus planejamentos. As inscrições paras as atividades do evento podem ser feitas através de formulários eletrônicos disponíveis no site: https://smeplanejamentoava.wixsite.com/jornadaped-2024.