Assistência Social e Cidadania
Terça-feira - 12/03/2024

Mossoró recebe Unicef para ciclo de capacitação com municípios da região Oeste

Por: Italo Bruno
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Mossoró sediou na manhã desta terça-feira (12), mais uma etapa do ciclo de capacitação com a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com suporte presencial aos municípios da região Oeste, o momento teve como objetivo a realização de oficinas para o alinhamento das atividades a serem desenvolvidas de acordo com as metodologias do selo Unicef.

O encontro aconteceu na sede da Universidade Potiguar (UNP) e contou com a presença de mais de 100 participantes, entre articuladores e mobilizadores da implementação do selo Unicef de 49 municípios da região.

“A gente primeiro agradece ao município de Mossoró em acolher tão bem a equipe de implementação do selo Unicef, que vieram de diversos lugares. Aqui hoje, Mossoró está sediando mais um momento importante de oficinas com esses vários municípios da região. Os municípios têm as atividades que precisam ser capacitados constantemente, para que eles possam dar continuidade ao trabalho já iniciado desde 2021. Portanto, esse trabalho tem como foco melhorar a vida de meninos, meninas e adolescentes que moram nesses locais”, frisou Amélia Prudente, coordenadora regional de implementação do selo Unicef.

O Selo aborda uma metodologia que já faz parte do trabalho de desenvolvimento e que os municípios têm que adotar de forma transparente e eficaz. O intuito é que a criança do território do município, seja ela na sede, no distrito ou numa comunidade, tenha acesso aos seus direitos e a uma vida digna de crianças e adolescentes.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“É uma alegria imensa poder receber o Unicef e os municípios da região Oeste. Esse momento é extremamente importante porque nós estamos fazendo o checklist do que realmente ainda falta ser realizado nesses últimos 90 dias. Estamos na fase final e Mossoró até agora vem cumprindo todas as metas estabelecidas, então pra gente é um momento muito importante. Além de capacitar e receber os municípios, esse também é um momento pra tirar dúvidas, é um momento pra alinhar, é um momento pra articular e acima de tudo, fazer a diferença na vida de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Janaína Holanda, articuladora do Unicef em Mossoró.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Ao aderir ao Selo o município, Mossoró assume o compromisso de manter ativa suas atividades de políticas públicas pela infância e adolescência como uma prioridade constante em nossa cidade.