Terça-feira - 12/03/2024

Prefeitura de Mossoró reforça quadro de estagiários na Educação Especial

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró já realizou, neste início de ano letivo, a contratação de aproximadamente 150 novos estagiários para atuação na Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. Eles serão direcionados para salas de aula que possuem alunos com deficiência nos próximos dias, à medida que os trâmites burocráticos referentes aos contratos forem finalizados. O quadro de estagiários continuará sendo reforçado, com novas vagas já disponíveis.

Discentes dos cursos de licenciaturas em Pedagogia, Letras, Música, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Letras Libras, Educação do Campo, entre outros, devem se cadastrar por meio do Programa de Estágios, no link estagios.mossoro.rn.gov.br. Podem participar da seleção estudantes universitários a partir do 1º período da graduação, de instituições de ensino superior públicas ou privadas. Os candidatos também podem procurar diretamente a Secretaria Municipal de Educação (SME), instalada no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto.

"Convidamos vocês a se cadastrarem no site da Prefeitura de Mossoró e serem os nossos estagiários. Podem se cadastrar todos os estudantes de cursos de licenciaturas, a partir do 1º período. Fazemos uma triagem e entramos em contato com o candidato, avaliando o perfil para aquela necessidade da unidade, e iniciamos a fase do contrato", explicou Jeanne Jales, gerente de Gestão de Pessoas da SME.

Jeanne Jales

Os estagiários selecionados recebem bolsa mensal no valor de R$ 650,00 e auxílio-transporte pago em pecúnia. “Esta foi a gestão que mais contratou estagiários para a Educação Especial em toda a história, e continuamos esta seleção, em virtude de uma demanda crescente de alunos com deficiência matriculados na Rede, crescimento este constatado mais uma vez no ano letivo de 2024”, enfatizou o secretário municipal de Educação, Marcos Oliveira.

Coordenadora de Educação Especial da SME, a professora Leilimar Bezerra reforça a importância da presença dos estagiários nas salas de aula. “É muito importante, por dois vieses: o estagiário está contribuindo com o processo de inclusão das crianças e jovens com deficiência, bem como esse processo também contribui para a formação profissional dos próprios universitários”, pontuou.

Leilimar Bezerra

A coordenadora também ressaltou que, em 2024, a Prefeitura de Mossoró está dando continuidade à ampliação do número de salas de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, pela primeira vez, oferece em concurso público da Educação vagas para professores de AEE, psicólogo educacional, assistente social e profissionais de Apoio à Educação Inclusiva.

• Italo Fabrizio Linhares de Oliveira
    Mossoró cada vez se aprimorando mais na área da saúde e educação